Quanto Tempo Leva Para Aprender Inglês?

Afinal, quanto tempo leva para aprender inglês?

Essa é uma pergunta que qualquer pessoa que se decide por aprender inglês se faz, em algum momento de seus estudos (geralmente, antes de iniciá-los): “Quanto tempo leva pra aprender inglês?” Isso porque tempo é o bem mais escasso de que dispomos, apesar de, em algumas situações, ser tudo o que temos. Afinal, nossa relação com ele é a de perda. Cada vez mais, temos menos tempo.

Mas, voltando a nossa pergunta inicial, quanto tempo leva para aprender inglês? Infelizmente, a resposta é um pouco mais complexa do que aparenta quando a fazemos. Neste artigo, pretendemos explicar, um pouco mais sobre o tema, para mostrar um caminho não só para responder à questão, mas para lhe auxiliar com seus estudos.

quanto_tempo_leva_para_aprender_ingles_online

Por Que Não É Fácil Determinar Quanto Tempo Leva Para Aprender Inglês?

Porque são muitos fatores envolvidos. A métrica mais usada por linguistas são as Horas de Estudo Guiado, ou, simplesmente GLH (Guided Learning Hours, em inglês). Estas indicam a quantidade de horas de estudo do aluno, que foram orientadas por um especialista. Entretanto existem muitas variáveis a serem consideradas.

Quais Variáveis São Estas?

A primeira variável é, sem dúvidas, a quantidade de horas de ensino não-guiadas. Ou seja, por quanto tempo o aluno estudou por conta? É óbvio que, quando orientado por um professor, seu estudo tende a ser mais objetivo e eficiente. Mas mesmo um estudo autônomo e caótico pode render avanços ao aluno.

Visto isso, alunos chegam aos professores, partindo de diferentes pontos. Logo, o tempo que levarão para chegarem até a fluência é diferente.

Outro fator a se considerar é a carga horária das aulas por semana. Quanto menor, mais tempo vai demorar para que o aluno aprenda. Isso porque o estudante precisa, por mais vezes retomar a concentração necessária para aprender o idioma. Entretanto, muitas horas seguidas, durante o dia podem levar, igualmente, à perda de concentração.

 

quanto_tempo_leva_para_aprender_ingles_com_cambly

 

Quando estamos querendo saber quanto tempo leva para aprender inglês, também devemos nos perguntar quanto tempo o aluno se dedica para consolidar seus conhecimentos fora da sala de aula, através de estudo dos materiais e tarefas.

As escolas cursos e professores também tem papel importante na velocidade com a qual o aluno vai dominar o idioma. Metodologias de ensino que apostam na tradução tendem a  fazer o aluno levar mais tempo para aprender, visto que o tempo de processamento mental praticamente dobra, em relação a metodologias mais naturais.

O material ofertado e a qualificação do professor, sem dúvidas, influenciam em quanto tempo leva para aprender inglês, visto que estes são onde o aluno se apoiará para aumentar seu nível de proficiência no idioma.

Uma sala com muitos alunos aumenta o tempo necessário para a fluência. Na verdade, a relação é quase inversamente proporcional ao tempo de dedicação exclusiva do professor. Quanto menos tempo o docente se dedica ao estudante, mais tempo este último levará para aprender algum conteúdo.

E, por último, (e, talvez, mais importante) temos o próprio ritmo de aprendizado do aluno. Talvez ele tenha menos aptidão que os colegas para este ou aquele conteúdo, ou para o idioma em si.

 

cambly_quanto_tempo_leva_para_aprender_ingles

 

Como Definimos A Fluência Em Inglês?

Tratamos no último subtópico das Horas de Estudo Guiadas. E estas são fundamentais, mesmo considerando os seus atenuantes, para determinar o nível de proficiência do aluno no idioma e quanto tempo leva para aprender inglês.

Atualmente, o recurso mais comum para se determinar o nível do aluno em inglês é a Estrutura de Referência Comum Europeia, a popular CEFR (Common European Framework of Reference, em inglês).

Confira, abaixo, como definimos cada um dos níveis de domínio do idioma, o que se espera de cada um e quanto tempo leva para aprender inglês, enquadrado em cada uma das etapas listadas.

 

quanto_tempo_leva_para_aprender_ingles

 

Níveis de Fluência e Quanto Tempo Leva Para Aprender Inglês

  • Quanto Tempo Leva Para Aprender Inglês: Iniciante

Para se atingir este nível, são necessárias entre 80 e 100 horas de estudo guiado. Um aluno neste nível já compreende e usa expressões comuns do seu cotidiano, para resolver problemas que não requerem abstrações. Também consegue se apresentar, com uma breve biografia e responder a questões pessoais.

Quando conversa com um nativo, o aluno iniciante será capaz de compreender um diálogo simples, com falas pausadas e interlocutores pacientes.

    • Quanto Tempo Leva Para Aprender Inglês: Básico

Necessárias de 180 a 200 horas. O aluno compreende expressões e frases relativas ao seu microcosmo, como família, emprego e orientações. Consegue trocar informações pontuais em situações corriqueiras.

Este também é capaz de descrever seus conhecimentos, suas vontades e o ambiente à sua volta.

    • Quanto Tempo Precisa Para Aprender Inglês: Intermediário

Aqui são necessárias de 350 a 400 horas de estudo. O estudante capta os pontos mais importantes sobre assuntos corriqueiros, mesmo na condição de turista em país anglófono.

Também elabora textos básicos sobre assuntos de interesse ou familiares. Descreve com relativa facilidade eventos passados e aspirações. Em discussões, é capaz de opiniões pontuais.

    • Quanto Tempo Leva Para Aprender: Usuário Independente

Entre 550 e 600 horas. Entende o mote de textos complexos, mesmo de temas abstratos. Entre eles, textos técnicos de assuntos comuns ao aluno.

Quando fala com nativos, a comunicação é fluída, sem muito esforço de qualquer uma das partes. Sua produção textual já inclui textos de maior elaboração e a defesa de pontos de vista gerais, sustentada por argumentos claros.

    • Quanto Tempo Precisa Para Aprender: Proficiência Eficaz

São necessárias entre 750 e 800 horas. O falante deste nível compreende textos complexos e extensos, conseguindo entender o subtexto. Expressa-se com fluência, raramente sentindo falta de vocabulário. Usa o inglês efetivamente, em qualquer situação.

Seus textos apresentam clareza, estrutura e detalhes sobre temas complexos e bem articulados. O aluno compreende filmes sem legende, sem esforço.

    • Quanto Tempo Precisa Para Aprender Inglês: Domínio Pleno

Leva de 1000 a 1200 Horas de Estudo Guiadas. O aluno entende, na prática, tudo com o que interage. Consegue sintetizar argumentos de diversas fontes em um pensamento coerente.

Sua expressão é espontânea, nos temas de maior complexidade, detectando nuances com grande precisão.

O caminho para a fluência em inglês, se esta é seu objetivo é longo, como em qualquer idioma. E não importa quanto tempo leva para aprender inglês, desde que compreendamos que o estudo de um idioma é uma tarefa para toda a vida, visto que o idioma está em constante mudança, da mesma maneira que a cultura que o cerca.

Leia mais posts sobre como aprender inglês aqui!

42 comentários em “Quanto Tempo Leva Para Aprender Inglês?

  • 10 de dezembro de 2019 em 09:52
    Permalink

    Muito interessante, com isso da pra planejar vários estudos guiados visando o aprendizado de qualidade o mais rápido possível!

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 10:00
    Permalink

    Interessante matwria.

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 10:17
    Permalink

    Esclareceu minhas dúvidas sobre o nível de fluência!

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 10:32
    Permalink

    Muito bom!!!

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 10:33
    Permalink

    Depende muito do esforço e dedicação do aluno! E importante não desistir!

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 10:43
    Permalink

    Em 2020 eu saio do intermediário com o cambly!!!!

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 10:43
    Permalink

    Interessante

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 10:52
    Permalink

    Matéria muito legal!

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 11:25
    Permalink

    Irei me dedicar muito!

    Resposta
    • 10 de dezembro de 2019 em 16:40
      Permalink

      Very cool this text.

      Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 12:03
    Permalink

    Muito legal!!

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 12:03
    Permalink

    Queria pode acordar e já ser fluente rs

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 12:03
    Permalink

    Bom post. Eu acredito que o aprendizado seja pra vida inteira mesmo e o tempo vai depender muito da pessoa, de quantas horas ela dedica de estudo, do ambiente em que ela se encontra, etc.

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 12:10
    Permalink

    Really interesting:)

    Resposta
    • 10 de dezembro de 2019 em 12:49
      Permalink

      Às vezes você estuda uma vida toda e não é suficiente

      Resposta
    • 10 de dezembro de 2019 em 14:59
      Permalink

      Me tornei fluente em menos de 1 ano através de aulas com professores nativos.

      Resposta
    • 10 de dezembro de 2019 em 19:32
      Permalink

      Muito bom

      Resposta
    • 11 de dezembro de 2019 em 22:56
      Permalink

      Amei, excelentes dicas.

      Resposta
      • 12 de dezembro de 2019 em 11:57
        Permalink

        Querooooooo 🖤

    • 12 de dezembro de 2019 em 09:51
      Permalink

      Ótimas dicas.

      Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 14:50
    Permalink

    Muito bom!!!

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 15:07
    Permalink

    O segredo é estudar, ouvir, ouvir e estudar. Não tem mágica

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 15:38
    Permalink

    Excelente !

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 15:42
    Permalink

    Cambly os melhores professores do mundo estão aqui.

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 17:47
    Permalink

    É preciso se dedicar a estudar e se expor a língua.

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 18:28
    Permalink

    A resposta pra essa pergunta vale pelo menos um milhão de dólares, mas não existe fórmula mágica.

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 20:32
    Permalink

    Eu amo o Cambly!!!

    Resposta
  • 11 de dezembro de 2019 em 06:33
    Permalink

    Muito bom…

    Resposta
  • 11 de dezembro de 2019 em 13:01
    Permalink

    Adorei!! 😍

    Resposta
  • 12 de dezembro de 2019 em 08:31
    Permalink

    Excelente!

    Resposta
  • 12 de dezembro de 2019 em 09:52
    Permalink

    excelente conteúdo

    Resposta
  • 14 de dezembro de 2019 em 21:58
    Permalink

    Estudei por muitos anos e agora estou morando fora. Ainda nao me considero fluente, pois nao falo inglês da mesma forma que falo português, mas percebo minha evolução, sendo que era algo que achava que nunca iria conseguir.

    Resposta

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS