Reflexive Pronouns | Tutorial: Pronomes Reflexivos

Reflexive pronouns são uma classe de palavras que não é, totalmente traduzida para o português. Entretanto, eles são muito usados, em frases, para tornar conceitos mais complexos, em orações mais simples.

E, como, para que se tenha um domínio maior do inglês, a prática do diálogo e, por consequência, um vocabulário de tamanho razoável são fundamentais, nós preparamos essa lista de reflexive pronouns. Além disso, vamos mostrar o que eles são e como usá-los.

Dessa maneira, você conseguirá participar de diálogos, formando frases mais concisas. Veja abaixo os reflexive pronous.

reflexive_pronouns_cambly

O que São os Reflexive Pronouns?

Reflexive pronouns ou pronomes reflexivos São aquelas palavras que terminam em self ou selves que são empregadas quando o sujeito de uma frase é, também o objeto da ação, sendo, assim, ativo e passivo. Ele se assemelha, bastante, com a nossa voz reflexiva em português.

Em inglês, os reflexive pronous podem ser tratados tanto como objetos quanto como objetos indiretos.

Diferenças Entre Self e Selves

Como você se deve usar um reflexive pronoun terminado em self ou em selves? Não é muito difícil de saber. Aqueles que são terminados em self se referem a sujeitos que estão no singular, como myself. Já os que terminam em selves estão no plural, como, por exemplo, themselves.

Esse termo gramatical pode parecer um pouco complicado e até arbitrário, quando você o encontra pela primeira vez. Entretanto, com um pouco de prática, você se acostuma e passa a entender melhor como eles funcionam.

O termo relfexive pronoun ou pronome reflexivo se refere ao jeito como a ação atua no sujeito. Isso pois o sujeito desempenha ela ao mesmo tempo em que sofre os feitos da ação. Dessa maneira ela é refletida de volta a ele.

reflexive_pronouns_cambly_ingles_aulas

Lista de Reflexive Pronouns

Na língua inglesa existem, ao todo, 9 reflexive prounouns. São eles:

  • Myself – Eu mesmo;
  • Yourself – Você mesmo;
  • Himself – Ele mesmo;
  • Herself – Ela mesma;
  • Oneself – Ele ou Ela mesmo(a) (maneira mais formal e arcaica);
  • Itself – Ele ou Ela mesmo (a) (para pessoa ou animal);
  • Ourselves – Nós mesmos;
  • Yourselves – Vocês mesmos;
  • Themselves – Eles ou Elas Mesmos (as).

Esses são todos os pronomes reflexivos que você vai usar. Apenas nove palavras para todos os casos.

Exemplos de Uso

Veja alguns casos de uso de reflexive pronous, que usam algumas dessas 9 palavras. Veja abaixo.

  • reflexive pronouns myself ingles cambly
    I believe in myself – Eu acredito em mim mesma!
  • Jack wanted to reward himself with a little gift – Jack queria recompensar a si mesmo com um pequeno presente;
  • The anciente Greek used to believe the gods themselves were in their own images – Os gregos antigos costumavam acreditar que os próprios deuses estavam dentro de suas imagens.

 

Refelexive Pronouns – Objetos Diretos ou Indiretos

Como vimos anteriormente, reflexive pronouns podem desempenhar o papel tanto de objetos diretos quento o de objetos indiretos, a depender da oração.

Vejamos o primeiro caso. Ele pode ser um objeto direto, quando o sujeito e o objeto direto da oração são a mesma coisa. Para demonstrar isso, vamos trazer um exemplo do último tópico.

  • Jack wanted to reward Mary with a little gift – Jack queria recompensar Mary com um pequeno presente.
  • Jack wanted to reward himself with a little gift – Jack queria recompensar a si mesmo com um pequeno presente.

Na primeira frase, Mary era o objeto do ato de recompensar. Entretanto, na segunda frase, Jacke era tanto o agente recompensador quanto quem estava recebendo a recompensa. Por isso, utilizamos o reflexive pronoun himself nesses casos.

Agora vejamos um caso de reflexive pronoun usado como objeto indireto.

  • Samantha prepared an excellent breakfast for me this morning. – Samantha preparou para mim um excelente café da manhã esta manhã.
  • Samantha prepared an excellent breakfast for herself this morning. – Samantha preparou para si mesma um excelente café da manhã esta manhã.
reflexive pronouns herself cambly ingles
Samantha prepared an excellent breakfast for herself this morning.  (Samantha preparou para si mesma um excelente café da manhã esta manhã)

Se não usássemos o reflexive pronoun herself no segundo caso, teríamos de repetir o pronome Samantha duas vezes na mesma frase. Além de parecer uma frase mal-construída, ela estaria, gramaticamente, errada.

Erros Comuns

O uso incorreto dos pronomes reflexivos pode levar a algumas frases incorretas mas que parecem escritas corretamente. Um dos erros mais comuns é o uso de reflexive pronouns em sujeitos ou objetos compostos. Veja um exemplo.

  • Antonio and myself are going to do this job.

Antonio e I são partes de um mesmo sujeito. No caso we. O correto seria We are going to do this job (Nós vamos fazer esse trabalho). Mesmo que você esteja se referindo a você mesmo, quando você faz parte de um sujeito que envolve mais pessoas, não se deve usar um reflexive pronoun.

Para evitar que você cometa esse erro, tente transformar o sujeito composto em um sujeito simples e veja se a frase ainda faz sentido.

  • Myself am going to do this job.

Viu? Mesmo que você use o verbo auxilair de futuro, a frase ainda não faz sentido.

  • Myself will do this job.

O mesmo vale para objetos compostos. Veja o exemplo abaixo.

  • You can send your essay to my assistant or myself.

Aqui a dica é a mesma. Vamos remover my assistant (meu assistente).

  • You can send your essay to myself.

Não faz sentido, certo? Veja como ficaria a frase correta.

  • You can send your essay to my assistant or to me. (Você pode enviar o seu trabalho para meu assistente ou para mim.). Isso porque quem está fazendo a ação de enviar o trabalho não está sofrendo com a ação. Logo não existe a reflexão característica.

Outros Usos para Reflexive Pronouns

Reflexive pronouns podem ser usados para darem mais ênfase a uma frase. Nesse caso para indicar que o sujeito realizou a ação sem a ajuda de um terceiro. Nesses casos, caso o pronome seja removido, a frase não perderá o sentido. Veja os exemplos:

  • Zachary made the Christmas supper himself (Zachary fez a ceia de Natal ele mesmo).
  • I had to do the wohle group work myself (Eu tive de fazer todo o trabalho em grupo por mim mesmo).
reflexive pronouns himself cambly ingles
Zachary made the Christmas supper himself (Zachary fez a ceia de Natal ele mesmo).

Como vimos, apesar de serem, apenas 9 palavras, os usos dos reflexive pronouns são bastante extensos. E, por isso mesmo, devem ser usados com atenção para evitar erros. Mas, para isso, é necessário que se pratique sempre.

Sendo assim, se você quer praticar o idioma de língua inglesa e aprender mais e mais, confira todos os benefícios da Cambly e não perca mais tempo , potencialize agora mesmo os seus estudos de inglês!

Muito obrigado e até a próxima.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: