Siglas em inglês | Qual é o significado de CEO, CFO, CIO, CMO, COO e CCO?

Atualmente, muitas siglas fazem parte do mundo corporativo. No entanto, você sabe quais são as principais? Se não, confira!

ceo cambly ingles

Siglas em inglês são contrações linguísticas que expressam determinado significado na língua inglesa. Contudo, hoje em dia, esses significados também reverberam em outros idiomas.

Já sabemos que o inglês é a língua oficial da internet e do mundo, de maneira geral. Contudo, o idioma está cada vez mais inserido no mundo corporativo. Levando isso em consideração, é necessário conhecer quais são os significados das principais siglas em inglês.

Se você quer entrar no mercado de trabalho e alcançar o sucesso, algumas siglas em inglês são essenciais no seu dicionário. Por exemplo, você já deve ter ouvido sobre o cargo CEO, mas você sabe o qual é o significado dessa nomenclatura? Se não, pensando nisso, hoje falaremos sobre essa e outras siglas em inglês. Confira!

<h2> Quais são as principais siglas em inglês do mundo corporativo? </h2>

Anteriormente, aprendemos sobre alguns termos de marketing. Nesta etapa, explicitamos algumas siglas importantes para o mundo corporativo em inglês, contudo, agora, vamos ampliar um pouco este dicionário. Fique atento (a), pois as siglas em inglês que iremos abordar são essenciais em quaisquer jobs.

No entanto, antes de começarmos, vamos listar todas as siglas em inglês que veremos a seguir para facilitar o aprendizado:

  • CEO;
  • CFO;
  • CIO;
  • CMO;
  • COO;
  • CCO.

Siglas em ingles Qual e o significado de CEO CFO CIO CMO COO e CCO

Quais os significados dessas siglas em inglês e as funções que representam no mundo corporativo?

Agora que você já sabe quais são as principais siglas em inglês do mundo corporativo, vamos aos seus respectivos significados e funções.  São cargos que representam o desejo de muitos colaboradores em uma empresa. Por isso, você precisa aprender sobre eles para aumentar suas chances de sucesso! Vamos lá?!

CEO | Chief Executive Officer

É o cargo mais conhecido da lista. Apesar de muitas pessoas não saberem o seu significado, muitos identificam a sigla como um cargo alto de chefia. Quem pensa assim não está errado. As três letras significam “chief executive officer“, ou seja, diretor executivo em português.

CEO é um cargo essencial, haja vista que é o responsável por questões administrativas e de gestão. É o cargo mais alto da empresa e, na maioria das vezes, é ocupado por um dos fundadores (não é uma regra).

CFO | Chief Financial Officer

Como o nome sugere, chief financial officer é o profissional responsável pelas finanças de uma empresa. Ele é necessário na equipe do CEO e interfere diretamente nos negócios quando o assunto é capital. Em português, o cargo poderia ser traduzido para “diretor financeiro”.

A principal função deste profissional é realizar os investimentos necessários e avaliar os riscos das movimentações. Dessa forma, seu principal objetivo é gastar o mínimo possível de recursos, aumentando, ao mesmo tempo, o valor e a receita da empresa.

CIO | Chief Information Oficcer

Atualmente, qualquer empresa precisa de uma equipe de tecnologia da informação. Contudo, na área, quem manda é o CIO: chief information officer. É o profissional que comanda a equipe de TI da companhia. Em português, diretor de tecnologia da informação.

Entre as siglas em inglês citadas no artigo, talvez seja a menos conhecida. No entanto, é muito importante para o funcionamento adequado de uma empresa. É um cargo que tem ganhado cada vez mais importância cada vez que surgem mais ferramentas tecnológicas para adquirir, conquistar e fidelizar clientes.

CMO | Chief Marketing Officer

Hoje, a área de marketing é muito importante em qualquer empresa. Entretanto, é necessário um líder neste segmento. Esse papel é do CMO, ou seja, chief marketing officer. Em outras palavras, o diretor de marketing (em português) tem a função de gerir os planos estratégicos da marca.

A pessoa que ocupa o cargo de CMO precisa gerir e fiscalizar o desenvolvimento de produtos; aumentar a visibilidade e influência da marca; atentar-se a como a empresa está sendo vista por clientes e concorrentes; entre outras atividades.

COO | Chief Operating Officer

Na hierarquia, o chief operating officer é o primeiro cargo abaixo do CEO. Em suma, é um cargo elevado dentro da empresa e que responde somente ao diretor executivo.

A sua principal função é fiscalizar a linha de produção e operação da companhia. Apesar de ter menos poder do que o CEO, é um cargo bastante alto.

CCO | Chief Communications Oficcer

Aparentemente ligado ao setor de marketing, o CCO (chief communications officer) geralmente é um cargo ocupado por jornalistas ou profissionais de relações públicas. Em português, significa diretor de comunicações, e é ele quem é responsável pela comunicação da empresa com órgãos de imprensa e o mercado.

Em outras palavras, é o diretor de comunicação que lida com a imprensa em casos de crise. Além disso, é ele quem precisa elaborar planos de credibilidade para recuperar a marca quando necessário. No geral, é o porta-voz da empresa.

Siglas em ingles Cambly

Siglas em inglês: conclusão

Agora que você já sabe quais são as principais siglas em inglês do mundo corporativo e quais são os seus significados, o próximo passo é se tornar fluente em inglês para ocupar um dos cargos citados. No entanto, para isso, é preciso de dedicação, treinamento e os melhores professores nativos de inglês!

Por isso, não perca a oportunidade de assistir aulas incríveis com os profissionais do Cambly! É um aprendizado dinâmico, divertido e que vai ajudar você a conquistar os seus objetivos!

Gostou do artigo de hoje? Esperamos que sim! Não esqueça de deixar o seu comentário e recomendar a leitura para os amigos e colegas estudantes de inglês! See ya, folks!

Leia também: Tudo Sobre Inglês Fluente

 

25 comentários em “Siglas em inglês | Qual é o significado de CEO, CFO, CIO, CMO, COO e CCO?

  • 10 de maio de 2021 em 09:27
    Permalink

    Ótima dica, são muitas siglas. Só conhecia o CEO e o CFO

    Resposta
  • 10 de maio de 2021 em 09:51
    Permalink

    Sempre me confundo com essas siglas CEO, CFO 😂

    Resposta
  • 10 de maio de 2021 em 14:36
    Permalink

    muito bom!

    Resposta
  • 10 de maio de 2021 em 23:06
    Permalink

    Cambly sempre nos ajudando!!!

    Resposta
  • 17 de maio de 2021 em 13:12
    Permalink

    Excelente informações! Ajudam e ainda estimulam a curiosidade e aprendizado!

    Resposta
  • 17 de maio de 2021 em 14:08
    Permalink

    sempre tive essa duvida

    Resposta
    • 18 de maio de 2021 em 13:38
      Permalink

      Muita boa a explicação!!

      Resposta
    • 20 de maio de 2021 em 08:57
      Permalink

      Isso é bem complexo. Conhecia só uma.

      Resposta
  • 17 de maio de 2021 em 22:02
    Permalink

    Muito bom, super útil

    Resposta
  • 19 de maio de 2021 em 12:04
    Permalink

    Obrigado pelas informações.

    Resposta
  • 19 de maio de 2021 em 12:49
    Permalink

    Ótima explicação!

    Resposta
  • 20 de maio de 2021 em 00:07
    Permalink

    Que legal

    Resposta

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: