TOEFL, IELTS e TOEIC: proficiência em inglês

Se você deseja estudar em alguma universidade de língua inglesa ou entrar no mercado de trabalho, realizar os exames de TOEFL, IELTS e TOEIC é essencial.

Por conta disso, o time do Cambly preparou para você um guia especial com todas as informações necessárias sobre os principais exames de proficiência em inglês!

Os exames de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS e TOEIC) são indispensáveis para quem deseja estudar em uma das principais universidades do exterior, conseguir uma bolsa de estudos ou entrar no mercado de trabalho em um dos principais países do globo.

Contudo, é importante lembrar que os testes são bastante exigentes e não são adequados a estudantes de inglês iniciantes. Se você é um beginner, estude bastante antes de realizar algum dos testes de proficiência em inglês.

Para se dar bem nos testes é necessário possuir no mínimo um bom conhecimento em inglês, já que os testes existem habilidades de escrita, fala, escuta e leitura. Abaixo, conheça um pouco mais sobre os testes de proficiência em inglês.

Testes de proficiência em inglês

Os principais testes de proficiência que possibilitam a certificação em inglês hoje são:

  • TOEFL (Test of English as a Foreign Language);
  • IELTS (International English Language Testing System);
  • TOEIC (Test of English for International Communication).

Algumas universidades exigem o TOEFL; outras não abrem mão do IELTS. Para o mercado de trabalho, a maioria das empresas multinacionais solicitam o TOEIC.

shutterstock_1410958391

TOEFL

Um dos exames de proficiência em inglês mais conhecidos do mundo é o TOEFL. Geralmente, é exigido pelo meio acadêmico no exterior. Apesar de ser bem requisitado em universidades europeias, ele costuma ser mais exigido nos EUA e no Canadá.

Mais de 100 mil universidades aceitam a pontuação do TOEFL e a boa notícia é que você pode escolher mais de 50 datas ao longo do ano para fazê-lo.

Vale lembrar que o TOEFL é administrado pelo ETS e pode ser realizado via internet em um centro aplicador autorizado.

Como é a prova?

O teste TOEFL é composto por quatro fases (reading, listening, speaking e writing). Ao todo, são quatro horas e meia para finalizar as questões e um intervalo rápido de dez minutos.

Reading

O examinado terá de responder entre 36 e 56 perguntas, em até 80, sobre trechos de textos acadêmicos. Interpretação de texto e assimilação do enunciado são habilidades extremamente necessárias nesta etapa.

Listening

O examinado terá de responder entre 34 e 51 questionamentos sobre temas debatidos em palestras ou diálogos aplicados pelos responsáveis. Geralmente, o teste de escuta dura entre 60 e 90 minutos.

Writing

Nesta etapa, o examinado terá de provar que sabe argumentar em inglês, sustentando suas opiniões por escrito. Algumas respostas terão como base tarefas de listening e reading. Esta fase dura, aproximadamente, 50 minutos.

Speaking

Aqui, o examinado será desafiado a expressar uma opinião sobre algum tópico ou conversar sobre as tarefas feitas nas fases anteriores.

Segue a dica!

É possível que se pratique sotaques dos mais variados países. Além do americano, é claro, accents do Reino Unido, Nova Zelândia e Austrália também poderão estar presentes no teste.

shutterstock_1325908610

IELTS

Se o TOEFL costuma ser mais exigido nas universidades canadenses e americanas, o IELTS é infinitamente mais importante para quem deseja ingressar em uma universidade europeia.

O respaldo do IELTS é tanto que 10 mil organizaçõe– entre universidades, instituições governamentais e empresas – aceitam a pontuação como pré-requisito.

A nota do IELTS vai de 0 a 9 e a pontuação ideal vai depender da sua universidade – as mais competitivas costumam pedir acima de 7.5. Outras já admitem com 5.5.

Como é a prova?

O teste IELTS é composto por duas modalidades de provas: o academic, realizado por quem deseja estudar no exterior, e o IELTS General Training, voltado para quem busca oportunidades de estágio e emprego.

O IELTS também é composto por quatro fases, assim como o TOEFL (reading, listening, speaking e writing). Ao todo, são 3 horas completas para finalizar a prova. É preciso saber administrar o tempo de maneira adequada.

Speaking

Diferentemente do TOEFL, no IELTS candidato faz a prova oral com um examinador treinado pela Universidade de Cambridge. Esta etapa é dividida em três partes.

Na primeira etapa, o examinador pergunta sobre o cotidiano do examinado, logo em seguida orienta o candidato a falar sobre determinado assunto e, por fim, acontece uma discussão/debate sobre alguma temática da etapa anterior.

O tempo para realizar o teste gira em torno de 15 minutos.

Writing

Na parte escrita, o candidato deverá escrever duas redações de temas distintos. É indispensável não fugir do tema e ser coerente durante as argumentações para atingir uma boa nota.

Ao todo, são 60 minutos para realizar o teste.

Listening

Esta fase da prova é dividida em 4 áudios, entre diálogos e monólogos,  que abordam temas do ambiente acadêmico e do cotidiano. Após escutá-los, o candidato deverá responder 40 questões divididas em formato de múltipla escolha, complete a lacuna, entre outros.

O tempo para responder todas as questões é de 40 minutos.

Reading

São questões mais profundas e que, geralmente, exigem mais dos candidatos. É importante que o examinado tenha conhecimento da estrutura antes de realizar o teste.

Ao todo, serão três textos com 40 questões para responder. As perguntas estarão distribuídas em diferentes formatos: múltipla escolha, preenchimento de lacuna, etc.

São 60 minutos para responder todas as perguntas.

Segue a dica!

A etapa oral, ou seja, speaking, não precisa ser realizada no mesmo dia das outras etapas, então procure realizá-la em outro momento.

Outra dica importante é, caso não saiba responder alguma questão durante esta fase, invente alguma resposta. No speaking, o importante é saber verbalizar!

shutterstock_1350977486

TOEIC

Diferentemente do TOEFL e do IELTS, o TOEIC é exigido para quem quer ingressar no mercado de trabalho no exterior. Indica-se que o aluno possua ao menos o nível intermediário de inglês para realizar o exame TOIEC.

Desenvolvido pela mesma instituição responsável pelo TOEFL, a ETS, o exame TOEIC tem por objetivo medir a sua proficiência na língua inglesa em situações do dia a dia e voltadas para o mercado de trabalho no exterior.

Atualmente, TOIEC é aceito mundialmente por mais de 14 mil empresas, agências governamentais e programas de ensino de inglês, alcançando até 150 países do globo.

Como é a prova?

O teste TOEIC é dividido em duas fases:

Listening and reading

Teste realizado em papel com 200 questões que podem envolver: diálogos, interpretação de texto, além de orações com lacunas para completar.

Ao todo, são 2 horas para finalizar a prova.

Speaking and writing

Na parte falada, o teste envolve conversa, descrição de fotografias, leitura em voz alta, além de debates em que o candidato terá de expressar a sua opinião sobre determinado assunto.

Na compreensão escrita, o candidato terá de descrever uma frase com base na imagem mostrada, responder uma solicitação escrita e elaborar um texto opinativo.

São 1h20 minutos para finalizar o speaking and writing do TOEIC.

TOEFL, IELTS e TOEIC: Estude com o Cambly!

Se você deseja passar em um dos exames de proficiência em inglês citados anteriormente, não deixe de realizar aulas online de inglês especializadas no teste que desejas.

Os professores particulares nativos do Cambly, como a Michael Hanna, são capacitados para auxiliá-lo (a) em todos os questionamentos necessários para que você tenha sucesso em qualquer um dos exames de proficiência em inglês.

Se você ficou curioso e deseja fazer uma aula gratuita, acesse o nosso portal e utilize o código blog15minutos!

Leia também: Melhores Professores Particulares de Inglês

 

2 comentários em “TOEFL, IELTS e TOEIC: proficiência em inglês

  • 10 de julho de 2019 em 14:00
    Permalink

    Muito importante fazer testes de proficiência em inglês para saber o nível de inglês. Eu já fiz o IELTS! Difícil demais!

    Resposta
  • 10 de julho de 2019 em 14:11
    Permalink

    Muito legal! Bom saber que vale estudar e conhecer o ingles antes de fazer esses testes de proficiencia. Não quero gastar dinheiro a toa! Excelente post para english learners como eu!

    Resposta

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: