TOEFL Simulado | Guia Completo de Inglês

O TOEFL é um dos exames de proficiência em língua inglesa mais importantes do mundo. Reconhecido globalmente, ele é fundamental para vários processos em que se necessite atestar o quanto de inglês você conhece. E, sendo um exame tão importante assim, é natural que ele seja, significativamente, mais difícil que uma prova de inglês corriqueira. Para passar no exame é necessário que se estude muito e, até, se aplique autoexames como um TOEFL simulado.

Hoje, vamos mostrar onde podemos encontrar esse TOEFL simulado e entender melhor esse exame, em si. Tudo para que possamos passar por ele, da melhor maneira possível. Veja abaixo.

toefl_simulado_cambly_online.jpg

O Que É o TOEFL?

TOEFL é uma sigla para Test Of English as a Foreign Language (Teste De Inglês como uma Língua Estrangeira, em português). Esse é um dos testes de fluência em língua inglesa mais famosos do mundo.

Criado e aplicado, pela primeira vez em 1964, ele consistia, no início, apenas, como uma prova de gramática, compreensão e vocabulário, com perguntas de múltipla escolha. Muitos exemplos de TOEFL simulado ainda seguem esse modelo mais antigo que, apesar de bom, não é tão completo.

Mais tarde, mais seções foram incluídas na prova, tornando-a mais robusta e, por conta disso, reconhecida e aceita mundialmente.

Como É o TOEFL Atualmente?

Hoje em dia, o TOEFL conta com quatro seções, correspondentes a cada uma das habilidades de uma língua falada: reading (leitura), speaking (fala), listening (audição) e writing (escrita). Elas são apresentadas nessa ordem no teste e em vários modelos de TOEFL simulado.

O TOEFL não avalia, somente, os aspectos básicos do idioma, mas, sim, o entendimento profundo do inglês como segunda língua.

Isso pode ser notado, por exemplo quando candidato tem a sua voz gravada, recurso que foi incorporado recentemente. Através disso, os examinadores, além da fluência na fala, conseguem perceber a segurança do aplicante e a sua capacidade de síntese, acerca de um tema.

Qual É A Importância de Um TOEFL Simulado?

Como vimos, o exame não é fácil, visto que tantos aspectos são estudados. Mesmo assim, ele não é impossível de se passar. Uma vez feita a sua inscrição no exame, a empresa que aplicará o exame é obrigada a lhe fornecer os recursos para que você estude, como, por exemplo, um TOEFL simulado.

Os materiais de estudo ainda incluem extensas leituras, com informações básicas e as habilidades que são exigidas na prova.

Mas existem alternativas, para os que querem praticar, sem a pressão de ter de fazer a inscrição previamente. E, também para quem não quer ou não pode, por hora, gastar com os materiais oficiais, que não são baratos.

O TOEFL simulado pode ser encontrado em diversos sites e é fundamental para que você pratique todas as suas habilidades. Apenas ler e estudar não lhe fará passar. Se você pesquisar em fóruns de discussão sobre o tema, encontrará diversas histórias de pessoas que não fizeram o TOEFL simulado e tiveram notas baixas no exame real.

Para isso, é bom recorrer ao TOEFL simulado, muitas vezes, disponível, gratuitamente, na internet. Vamos ajudar com alguns exemplos de ferramentas para lhe ajudar nesse teste.

toefl_simulado_cambly.jpg

Ferramentas Para se Fazer um Bom TOEFL Simulado

Existem muitas maneiras de você se preparar para o exame oficial, através do TOEFL simulado. Vamos listar algumas abaixo.

·    TOEFL Simulado oficial da ETS

Depois que você paga a inscrição para fazer o exame do TOEFL (que gira, em torno de US$ 200), você ganha direito aos materiais fornecidos pela ETS (empresa responsável por aplicar o exame, no mundo todo), para se preparar para a prova.

No site, aparecem opções para todo os orçamentos. Muitas delas, como os livros, que já falamos aqui, podem custar, aproximadamente, US$ 50 cada. Mas, também são listadas opções de graça.

Um desses recursos é o TOEFL Interactive Sampler, que é o TOEFL simulado oficial da ETS, funcionando de forma interativa e bastante completa. Na seção de fala, é possível ouvir exemplos de respostas, em lugar de gravar a sua própria voz. Mas, independentemente da seção escolhida, você verá exemplos de boas e más respostas, para se preparar.

O layout da ferramenta também é um ponto forte, pois é, exatamente, igual, ao que você vai enfrentar no dia. Na parte de leitura, o texto a ser analisado estará assinalado com uma seta e em negrito, por exemplo.

Outra ferramenta oficial, além do TOEFL simulado é o TOEFL Quick Prep. Ele funciona como um repositório de exemplos de perguntas e respostas de cada uma das seções. As seções de escrita e leitura podem ser baixadas como PDF’s e as demais estão disponíveis em áudio. Tudo numa estrutura semelhante ao teste real.

  • EduSynch

Essa é outra ferramenta valiosa para se preparar para o TOEFL. Também se trata de um TOEFL simulado, mas desvinculado da ETS. Aqui, o aluno terá acesso a diversos estes gratuitos, que seguem a mesma estrutura da prova oficial.

Após fazer a sua versão do TOEFL simulado e obter a sua nota, você também receberá um relatório que apresentará os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, o que guiará os seus estudos. A ferramenta também disponibiliza a avaliação de professores especializados no exame.

É possível baixar o programa tanto para desktop, quanto para celular. Após um pequeno cadastro, você obterá acesso a 1400 perguntas referentes às seções de listening e reading, além de 40 horas de prática.

Se optar pela versão gratuita, o seu teste para os seus esforços, guiando seus estudos para os seus pontos fracos e mostrando a possível nota a ser obtida com o seu desempenho no TOEFL simulado.

As ferramentas são muitas, apenas é necessário dedicação

Como vimos, o TOEFL não é um exame fácil, com dezenas de questões e, no máximo, 1 minuto para se responder cada uma. Ele é concebido desta maneira para que não seja possível enganá-lo. Ou seja, só passa quem estudou e quem tem, de fato, o conhecimento necessário.

Mas, por outro lado, por ser um exame tão conhecido, as ferramentas para se preparar para ele são muitas. Vale a pena pesquisar os temas mais frequentes e estudar esses pontos. Com prática constante e dedicada, o exame se tornará muito mais tranquilo e suas chances de passar nele aumentarão.

Agora, se quiser dominar ainda mais o idioma de língua inglesa para arrasar no dia da prova, acesse agora mesmo o Cambly e redescubra o aprendizado de inglês!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: