Tradições de Natal: Christmas em países de língua inglesa

As tradições de Natal em países de língua inglesa têm ligeiras diferenças. No entanto, há algumas similaridades. Confira a seguir os principais costumes de alguns deles! 

tradições natalinas em países de língua inglês_cambly

Por conta da globalização, as tradições natalinas de diversos países se misturaram ao longo dos anos. No entanto, a origem dos costumes de Natal de muitos povos não é a mesma e, por conta disso, há ainda muitas diferenças até hoje.

Por exemplo, você sabia que entre as tradições natalinas na Austrália está o hábito de ir à praia com a família? Muito diferente do que acontece em outros países de língua inglesa, não é mesmo?!

Pensando nisso, hoje iremos destacar algumas curiosidades sobre as tradições natalinas dos principais países de língua inglesa para que você fique por dentro dos costumes dos nativos. Assim, você saberá como se comportar nos locais citados durante uma das épocas festivas mais importantes do ano, o Natal.

Curiosidades sobre as tradições natalinas em países de língua inglês 

Abaixo, iremos destacar as principais tradições natalinas dos países de língua inglesa de maior destaque, como EUA, Inglaterra, Canadá e Austrália.

Vale destacar que os costumes praticados na Inglaterra são praticamente os mesmos que são realizados no Reino Unido inteiro. Logo, você não fará feio em países como Escócia, Irlanda ou País de Gales sabendo as tradições natalinas da Inglaterra.

No entanto, antes de falarmos sobre o assunto, vamos relembrar a origem do Natal. Vamos lá?!

A origem do Natal

Como todos sabem, o Natal é uma festividade cristã muito importante, comemorada todo dia 25 de dezembro. Contudo, a sua origem se dá através de uma comemoração pagã, mais precisamente em homenagem ao Deus do Sol no solstício de inverno.

Essa data foi usada pela igreja católica para catequizar povos pagãos, ressignificando a festa. Por conta da falta de comprovação de uma data histórica do nascimento de Jesus, dia 25 de dezembro permanece até os dias de hoje como o dia oficial do primeiro dia de Cristo na terra.

Este fato permitiu que o Império Romano fosse capaz de, com o tempo, estimular a conversão dos pagãos ao cristianismo. Portanto, desde então, comemora-se o Natal no período em que o Deus Sol recebia as suas homenagens.

A duração do Natal na época e hoje em dia: tradições natalinas 

À época, as comemorações natalinas duravam 12 dias. Isso acontecia por conta do período que os Reis Magos levaram em sua jornada até Belém para presentear o menino Jesus – ouro, incenso e mirra. Hoje em dia, os 12 dias ainda tem importância, pois as pessoas costumam desmontar as árvores de Natal no dia 6 de janeiro (12 dias após a data festiva, “Dia dos Três Reis Magos”).

Além disso, o Natal é uma data muito importante para o Ocidente. Afinal, é a partir dele que se inicia a contagem dos anos do calendário ocidental, o fatídico ano 1.

tradições natalinas em países de língua inglês_cambly students

As tradições natalinas nos principais países de língua inglesa

Agora, sem mais delongas. Vamos às tradições natalinas dos principais países de língua inglesa. Confira a seguir!

As tradições de Natal nos EUA 

As tradições natalinas nos EUA são mais comuns ao nosso conhecimento por conta da quantidade de obras cinematográficas que transmitem a data. Portanto, é bastante provável que você já saiba como se dá o Natal nos Estados Unidos. Contudo, vamos relembrar e destacar detalhes.

Vale lembrar, antes de tudo, que os norte-americanos não comemoram a véspera de Natal com ceia. Diferentemente de nós, eles apenas se reúnem para tomar uma bebida à base de ovos, às vezes alcoólica, chamada “eggnog“, uma espécie de gemadinha. Ou seja, eles apreciam uma sobremesa em família.

Outro ponto curioso são as decorações. Geralmente os adereços chamam bastante atenção na vizinhança. Seja no quintal ou dentro de casa, eles preferem pecar pelo exagero ao invés da falta. Logo, é possível observar casas completamente decoradas, cheias de luzes e artefatos incríveis de Natal. Em alguns lugares acontecem, inclusive, competições de decoração.

A Ceia de Natal 

Enquanto no Brasil há fartura absurda e quase tudo pode ser encontrado na ceia de Natal, como aves, frutas, porcos, sobremesas e diversos derivados de alimentos do gênero, nos EUA é comum que os alimentos remetam aos antepassados. Nesta época, os americanos costumam comer pizza, peixes, bolos, lasanha, pernil e outras comidas que seus avós preparavam.

Vale destacar que é, sim, de costume que os americanos comam aves como o Peru, no entanto, não no Natal. Eles comem as aves que comemos no Natal no Dia de Ação de Graças (ThanksGiving).

As tradições de Natal na Inglaterra

Já na Inglaterra é comum ocorrer comemorações de véspera de Natal de diferentes maneiras. Enquanto alguns vão à missa, outros comemoram em bares e alguns em família. 

Nesta época, as crianças deixam leite e biscoitos para o Papai Noel antes de irem dormir, esperando receber em troca presentes. Elas também penduram as meias nas janelas. Já as Renas do Papai Noel recebem cenouras para se alimentarem e ficarem fortes para realizar o árduo trabalho da época natalina. 

É comum também que haja ceia no Dia 25 de Dezembro, geralmente um grande peru de Natal e pernil assado. Já todos os outros pratos costumam ser acompanhamentos.

As tradições de Natal na Austrália

Na Austrália, o povo comemora o Natal em época de sol, verão e muito calor assim como no Brasil. Contudo, os costumes dos dois países são diferentes, afinal aqui no Brasil comemora-se a data geralmente em casa, com a família.

Enquanto isso, na Austrália, as pessoas vão à praia no período da noite, antes da virada. Além disso, usam roupa de banho com gorros e adereços de Natal. Inclusive, alguns mais animados, entram na água vestidos assim e até surfam. Imagine se fosse assim no Brasil, hein?!

As tradições de Natal no Canada

Ao contrário da Austrália, o Natal acontece no Canadá durante o período de inverno. Ou seja, os costumes são completamente diferentes. Aqui, já podemos imaginar a data com tradições hollywoodianas, como por exemplo, bonecos de neve, suéteres, meias na janela e grandes árvores de Natal – geralmente pinheiros naturais.

Um costume interessante do país são os desfiles de Natal. Contudo, eles ocorrem com maior frequência em novembro, quando o clima ainda está aceitável para a prática dos cortejos.

Outra tradição comum é a iluminação característica e, digamos, exagerada. Quase todas as casas ficam completamente iluminadas e enfeitadas para o Natal. É realmente um show de luzes!

Em relação à comida, na ceia de Natal, os canadenses costumam comer torta de carne (tourtiére), peru assado (roast turkey), couves-de-bruxelas com castanhas (brussels sprouts with nuts), tortas de manteiga (butter pie) e outros aperitivos. No entanto, o que não pode faltar mesmo é a gemada (eggnog), alcoólica ou não.

tradições natalinas em países de língua inglês_cambly app

Aprenda mais sobre a cultura natalina de países de língua inglesa

Este foi só um gostinho de alguns pontos da cultura natalina dos principais países de língua inglesa. No entanto, caso você queira aprender mais sobre as tradições natalinas destes e outros países, acesse plataforma do Cambly e escolha o seu professor ideal para destrinchar o assunto!

Vale lembrar que o Cambly conta com professores nativos de países como EUA, Canadá, Austrália, Inglaterra e muitos outros de língua inglesa.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje! Não se esqueça de deixar o seu comentário e compartilhe o conteúdo com amigos e colegas!

Leia também: Expressões natalinas em inglês | It’s Christmastime!

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS

%d blogueiros gostam disto: