Tudo Sobre Inglês Fluente

Diferentemente do que falamos quando nos referimos aos outros níveis de classificação de inglês, o inglês fluente (e a fluência em qualquer idioma) é um consenso. E esse é o nível máximo de entendimento que uma pessoa pode chegar no inglês.

Uma vez que se atinja a fluência no inglês, muitas portas vão se abrir e o que você já conquistou, até o nível avançado, se consolidará. Além disso, a sua confiança será muito maior para alcançar novos objetivos.

Por isso, no texto de hoje, vamos falar mais sobre o que o que é ensinado nesse nível de proficiência no idioma de língua inglesa, bem como, tudo o que é preciso para se alcançar a tão sonhada fluência no inglês.

um pouco mais do que nos é ensinado nessa etapa de nossos estudos, para adquirir o inglês fluente. Veja, logo abaixo. Fique com a gente!

ingles-fluente-com-cambly-brasil

Conversação em Inglês Fluente

Já falamos das 4 habilidades comuns a qualquer língua (ou a maioria delas, ao menos): leitura, escrita, audição e fala. Essa duas últimas são fundamentais para a comunicação e são as primeiras a se desenvolver em qualquer idioma. E as primeiras a começar a estudarmos. Sem descuidar das outras, claro.

Um aluno com inglês fluente vai dominar a fala e a escuta do inglês, da mesma maneira que domina o português. Sendo assim, ele vai ser capaz de entender, na prática, tudo o que é dito em uma conversa e responder de maneira adequada, em sintonia com seu interlocutor.

Além disso, em uma discussão, quem possui o inglês fluente, não está limitado a, somente, apresentar seu ponto de vista. Mas, também, fazer uma ampla defesa dele, apresentando argumentos e, caso necessário, contra-argumentos. Pode presidir uma reunião ou, se for o caso, dominar uma discussão.

Seu poder de síntese também é notável quando se alcança o inglês fluente, visto que é possível compilar diversos eventos, para apresentar uma narrativa coerente e concisa. Para isso, usa diversas nuances da língua inglesa, não percebidas nos outros níveis.

Sotaques também deixam de ser um problema. Isso pois, após horas de estudo, o contato com o inglês, falado em diversas partes do mundo é franco. Também não se preocupa com a hipercorreção, falando informalmente, quando a situação permite, percebendo que o mais importante é a comunicação sem entraves.

O cérebro de alguém com o inglês fluente também funciona de maneira diferente. Aqui, as áreas ativadas pelo inglês são as mesmas ativas quando falamos português. Em um ambiente de imersão, a área destinada ao português se mostra, até mesmo, menos ativa que a do inglês.

Logicamente, essa relação se altera, de acordo com o ambiente, podendo se reverter, quando em ambiente lusófono. O interessante é que o falante de inglês fluente apresenta (e percebe) pequenas alterações em sua personalidade quando fala o idioma. Isso é um sinal de que está pensando, inteiramente, em inglês.

Como É o Vocabulário Nesse Nível?

Aqui, o vocabulário é bastante extenso, podendo alcançar, até 8000 palavras. Mas muitos giram em torno de 6000 palavras, que é o mais comum entre acadêmicos, de qualquer área, já contando o vocabulário necessário para pesquisa científica.

Um vocabulário desses não é construído da noite para o dia. Se consideramos uma média alta, de 20 palavras por dia, a pessoa vai demorar quase um ano e meio para alcançar esse vocabulário. Se estudar todos os dias. Uma média mais razoável, vai levar 3 ou 4 anos de estudo intenso.

E esse vocabulário extenso vai incluir, inclusive, palavras que não possuem tradução para o português. Por vezes, será mais fácil travar um diálogo em inglês, a depender da situação. Diálogo esse que transcorrerá sem problemas, visto que um vocabulário extenso evita os famosos brancos ou silêncios constrangedores.

Leitura e Escrita

Um vocabulário extenso desses não vem, apenas de conversação. Na verdade, a maior fonte para um arcabouço tão grande é a leitura. Lendo textos, de diversas fontes e períodos, é possível construir um vocabulário abrangente e diverso.

E esse conhecimento é reforçado pela escrita, visto que você vai poder relacionar cada novo vocábulo com diversas experiências e contextos diferentes. É muito mais difícil esquecer uma palavra se ela faz sentido tanto quando a consumimos quanto quando a usamos.

Falando em usar as palavras em textos, o aluno com inglês fluente vai ser capaz de produzir textos extensos, compilando conhecimentos de diversas fontes. Dessa maneira, ele pode produzir trabalhos acadêmicos, científicos ou, até mesmo, de literatura, se seus estudos tiverem se baseado nesse ramo da escrita.

O que aprendemos nessa etapa de nosso estudos é justamente a ampliar nossos conhecimentos. Eles foram bastante aprofundados nos níveis anteriores. Agora, no inglês fluente, é estimulado que o aluno busque o entendimento em áreas que não lhe são comuns ou que sejam de entendimento menos facilitado.

ingles-fluente-com-cambly-brasil

Temas Tratados no Inglês Fluente

Ao chegar nesse nível de estudos, o aluno já possui domínio sobre a maior parte dos temas. Além disso, no nível de inglês fluente, ele tem autonomia para pesquisar e absorver qualquer outro tema, mais específico, que, por ventura, não tenha sido tratado em aula.

Sendo assim, os conteúdos com os quais o aluno mais terá contato, quando estivem em seus estudos de inglês fluente, serão:

  • Revisão do conteúdo gramatical anterior

Mas não, somente, uma revisão. Para atingir o inglês fluente, o aluno precisará ter o domínio de toda a gramática, anteriormente, apresentada. E isso não, apenas, para ler e produzir textos; mas para conversar, em qualquer situação, com nativos, sem embaraços.

  • Gírias e expressões

Muito embora, o contato com as gírias exista desde os primeiros níveis de entendimento do inglês, aqui, elas são objeto de estudo. Isso pois o aluno deve ser capaz de uma comunicação tanto formal quanto informal, sabendo diferenciar esses dois arcabouços.

  • Vocabulário complexo

Após chegar nesse nível, o estudante tem que ter dominado um vocabulário muito mais complexo, estudando e aprendendo palavras difíceis, técnicas e científicas, por mais que não as utiliza em seu dia a dia. Isso porque a fluência requer que a pessoa saiba conversar fluentemente, ou seja, mesmo não dominando um assunto, ela precisa entender pelo menos do que se trata.

  • Conhecimento de temas complexos

Nessa etapa, os estudantes possuem conhecimentos mais específicos acerca do idioma do língua inglesa. Sendo assim, quando se depararem com textos ou conversas cujos temas não possuam familiaridade, mesmo assim conseguirão se dar bem e entender um pouco mais sobre o assunto.

Além disso, elas também serão conhecedoras dos aspectos gramaticais da língua de uma forma mais aprofundada, o que auxiliará em muitos aspectos da comunicação e do entendimento de expressões e até mesmo frases com palavras difíceis ou desconhecidas. O que pode acontecer se levarmos em consideração as expressões e palavras que são modificadas dependendo do país ou da região de uma país onde se fala o inglês.

ingles-fluente-com-cambly-tutor-nativo

  • Estudo constante

Vale ressaltar que, mesmo atingindo a fluência, sempre é preciso estudar. Isso porque a língua inglesa, como muitas outras no mundo, vivem mudando e é preciso que a pessoa sempre se atualize para continuar sendo fluente.

Como já tratamos nos demais níveis, os conteúdos gramaticais e outros temas são de responsabilidade de cada professor. Além disso, um mesmo docente poderá apresentar conteúdos diferentes para alunos diferentes.

E isso é mais evidente quando lidamos com o inglês fluente, visto que o aluno já vai ter desenvolvido uma área de estudo, de acordo com as suas necessidades ou desejos. Dessa maneira, o conteúdo é bastante variado. Entretanto, as linhas principais são essas que apresentamos acima.

Se você deseja alcançar a fluência, para ter acesso a melhores oportunidades profissionais, acadêmicas e, até, de entretenimento, entre em contato com a gente. A Cambly possui professores nativos altamente qualificados para que você desenvolva o seu inglês, da melhor forma possível.

Então, não deixe de conferir tudo o que o aplicativo da Cambly pode oferecer para o seu aprendizado! Além disso, também não se esqueça de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos sobre o aprendizado do inglês no blog da Cambly!

Esperamos que tenha gostado, muito obrigado e até à próxima!

5 comentários em “Tudo Sobre Inglês Fluente

  • 10 de maio de 2021 em 14:21
    Permalink

    Muito útil as dicas, sempre tem algo que ajuda no aprendizado.

    Resposta
  • 14 de maio de 2021 em 09:36
    Permalink

    Excelente conteúdo

    Resposta
  • 22 de maio de 2021 em 22:32
    Permalink

    Top!!! Sou louco para estudar nesta escola online!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: