Tudo sobre Inglês Iniciante

A divisão do ensino ou do aprendizado do idioma de língua inglesa em níveis, tais, como, inglês iniciante, intermediário, avançado e fluente, é uma característica própria do Brasil. Isso porque, em outros lugares do mundo, usa-se outra definição.

Entretanto, mesmo com diferenças, ainda podemos encontrar semelhanças entre a nossa divisão e as outras espalhadas pelo mundo. Isso porque os níveis básicos, intermediários e avançados (bem como a tão sonhada fluência), em qualquer idioma, guardam características semelhantes entre si.

Para elucidar um pouco mais sobre essas competências, vamos explicar um pouco do que se aprende em cada etapa do ensino de inglês com uma série de posts. Sendo assim, no texto de hoje, falaremos tudo o que você precisa saber sobre o inglês iniciante. Fique com a gente!

Tudo sobre Ingles Iniciante com Cambly

Expressões Simples no Inglês Iniciante

No inglês iniciante, o aluno é habilitado a usar e entender expressões mais simples, se comparadas aos outros níveis, como o intermediário, por exemplo. Nesses casos, as expressões também precisam ser ditas de forma um pouco mais pausada. A própria fala de alguém com o inglês iniciante será, notadamente, mais lenta.

Aqui, cabe um parêntese, sobre as quatro habilidades da maioria das línguas. Elas são quatro e são, na maioria das vezes aprendidas dessa forma: audição (listening), fala (speaking), leitura (reading) e escrita (writing). Obviamente, enquanto estamos aprimorando uma habilidade, podemos (e devemos) desenvolver as outras.

Assim, o domínio maior ou menor dessas habilidades impactará, diretamente, no seu nível de inglês. E é analisando essas habilidades que o seu professor de inglês vai poder determinar qual é a sua facilidade e o que pode ser melhorado em cada ponto.

No que diz respeito à habilidade de fala, existem erros bem característicos do inglês iniciante. O mais comum é a pronúncia das letras th. O som que elas formam não existe na língua portuguesa. Assim, é necessário que se pratique bastante a sua pronúncia para fazê-lo corretamente. Prática essa que só é aprimorada nos níveis seguintes.

Quanto à audição, esta, também, não é das mais desenvolvidas. Assim, os alunos podem enfrentar algumas dificuldades. Elas aparecem, mais frequentemente, em temas mais complexos ou em falas mais rápidas. Entretanto, essas dificuldades também podem aparecer quando o aluno se depara com um sotaque mais incomum.

Assim, é importante destacar que, um dos principais objetivos de aprendizado, no inglês iniciante é a correta pronunciação das palavras mais usadas no dia a dia. Sobretudo em situações genéricas. Embora a pronúncia sem erros seja difícil nesse nível, o hábito de praticá-la é fundamental.

aulas de Ingles Iniciante com Cambly

Caraterísticas do Vocabulário

O vocabulário, quando se está no nível de inglês iniciante, tende a ser bem menor que em níveis mais avançados. Isso é normal. Em qualquer idioma, quanto maior o contato com ele, mais extenso será o nosso vocabulário.

Sendo assim, na maioria dos casos, uma pessoa com esse nível do idioma vai utilizar palavras mais comuns. Um exemplo é a palavra mas que, em inglês, podemos usar nevertheless, however ou but. Entretanto, quando estamos nos estágios iniciais de nosso aprendizado, o último caso é o mais frequente.

Isso acontece pois as palavras, nos primeiros níveis (sobretudo no iniciante), são muito mais ligadas ao concreto e ao prático. Temas mais abstratos, como valores ou sentimentos, que necessitam de maiores explicações são, geralmente, abordados nos níveis seguintes.

O que não quer dizer que você não aprenderá a dar informações sobre si ou outros temas que não são, totalmente, concretos. Ele só precisará entender que, nesse momento, as palavras possuirão significados mais simples, pois o vocabulário é, ainda, bastante limitado.

E um vocabulário pode ser ampliado através da leitura. Dessa maneira, o estímulo a leitura, também, é um dos aprendizados mais frequentes durante o nível de inglês iniciante.

Tudo sobre Ingles Iniciante com Cambly app

Leitura e Escrita

E, falando de leitura, ela é bastante atrelada à escrita, no inglês iniciante. Isso pois, assim como fizemos com o português, o aprendizado de uma não, somente sucede ao da outra. Mas, também, o reforça.

Como estamos falando de alunos com um nível baixo de conhecimento em inglês, os textos são bastante semelhantes aos de uma criança que está aprendendo português. Ou seja, o vocabulário é simplificado e os assuntos tratados são pouco abstratos.

Isso não quer dizer que os temas dos textos precisam ser, necessariamente, infantis. De forma alguma. Especialmente porque, para adultos, esses temas se mostram pouco estimulantes. O que pode levar, em último caso, a um abandono dos estudos.

Por isso, linhas de aprendizado voltadas a adultos apresentam, na maior parte das vezes conteúdos com um vocabulário mais simplificado. Isso sem que os temas sejam simplórios ou infantis. Mas que sejam formas mais simplificadas de se tratar de temas pertinentes.

Quanto à escrita, o mesmo se repete. Como o ato de escrever fixa o que foi aprendido com a leitura, os conteúdos serão os mesmos. E os textos de alguém com inglês iniciante, também, apresentam características bem próprias.

Eles são, em sua maioria, curtos e possuem uma única mensagem a ser transmitida. Se assemelham, mais a bilhetes que redações. Assim, os assuntos são pouco desenvolvidos nos textos nessa fase. O objetivo deles é que se passe uma informação adiante, da forma mais clara possível.

Temas Estudados em Inglês Iniciante

Os professores podem variar em seus métodos de estudo. Entretanto, quando estamos tratando do inglês iniciante, alguns temas são bastante comuns, estando presentes em quase todos os planos de estudo. Os mais comuns são:

  • Alfabeto, números e quantidades

Aqui é apresentado o básico sobre os símbolos que vamos usar por todo o nosso aprendizado. Além do uso dos números, para indicar quantidades, é comum o seu uso para indicar ordem, dentro de uma sequência.

 

beginners Ingles Iniciante com Cambly

  • Cumprimentos

Saudações e despedidas comuns são fáceis de se ensinar, visto que são ditas de forma quase automática.

  • Informações pessoais

Dados como nome, idade e endereço, também, seguem um padrão bem definido. Portanto, são fáceis para alunos de nível iniciante.

  • Profissões

Profissões também. As mais comuns ou as que fazem parte do cotidiano do aluno são logo ensinadas. Também são uma ótima forma de gerar identificação logo de início, pois tratam da realidade do discente.

  • Nacionalidades e países

Fazem parte, também, da descrição da pessoa. Assim, podemos conhecer mais sobre com quem falamos e dar início a diversos tópicos.

  • Membros da família

Conversas envolvendo a família imediata são ótimas para se entender relações de causa e efeito. O que ajuda nos próximos níveis.

  • Comidas e bebidas

Aqui, o vocabulário pode se estender bastante. Além de ser uma forma de se evitar situações desagradáveis, o tema pode dar início a uma infinidade de conversações.

  • Partes do corpo

Para ser usado em conjunto com o tema de saúde, que é apresentado mais para frente.

  • Cores

Esse vocabulário pode ser relacionado com diversos outros, como, por exemplo, para descrever algo.

  • Passagem de tempo

Fundamental para a comunicação. Saber os dias da semana e os meses e estações do ano é fundamental para se marcar um compromisso.

  • Verbos simples

Verbos para indicar ações ou estados imediatos permitem passar informações com clareza. Mesmo em diálogos curtos.

  • Adjetivos básicos

Atribuir qualidades a personalidades e sentimentos ou dar uma descrição, mesmo que superficial de algo, ajuda a reforçar uma ideia.

Obviamente, os conteúdos aprendidos podem mudar de professor para professor. Entretanto, os objetivos do inglês, nesse nível iniciante, são bastante semelhantes aos tópicos relacionados. Isso porque eles correspondem às necessidades básicas do idioma de língua inglesa.

Agora, se você tem (ou deseja ) alcançar pelo menos o nível de inglês iniciante, não deixe de conferir tudo o que o aplicativo da Cambly pode oferecer para o seu aprendizado! Agende uma aula grátis!

Além disso, também não se esqueça de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos sobre o aprendizado do inglês no blog da Cambly!

Esperamos que tenha gostado, muito obrigado e até à próxima!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: