Tudo sobre Inglês Intermediário

Quando falamos de inglês intermediário, estamos falando de uma divisão que, academicamente, existe, somente, no Brasil. Em outras partes do mundo, é usado mais o CEFR (sigla, em inglês, para Quadro Comum Europeu de Referência de Línguas), para dividirmos os níveis de proficiência em um idioma.

Mesmo assim, é possível enumerar algumas características em comum entre as classificações de inglês intermediário entre o CEFR e aquela utilizada por aqui. Mesmo que existam ligeiras alterações entre um professor e outro.

Dito isso e para elucidar um pouco mais sobre essas competências, vamos explicar um pouco do que se aprende em cada etapa do ensino de inglês com uma série de posts. Sendo assim, no texto de hoje, falaremos tudo o que você precisa saber sobre o inglês intermediário. Fique com a gente!

do you speak english Cambly App
do you speak english

Expressões Mais Comuns Nesse Nível

Quando chegamos ao nível do inglês intermediário, a quantidade de expressões que conseguimos usar já aumentou consideravelmente. Já não é necessário que elas sejam ditas de forma tão pausada, por exemplo.

A maneira como nos relacionamos com essas expressões também muda. Agora, é possível compreendê-las, mesmo que sua estrutura se altere um pouco. Isso é resultante tanto de maior prática com a conversação, quanto da de leitura e escrita.

Já falamos das quatro habilidades necessárias para o domínio do inglês (audição, fala, leitura e escrita). Note que, aqui, elas já se desenvolveram a ponto de que o progresso em uma habilidade suporta o progresso nas outras. Por isso, o ensino de uma habilidade deve ser simultâneo a outras.

O diálogo também já apresenta algumas diferenças. Mesmo em momentos de descontração, o aluno com nível de inglês intermediário, vais ser capaz de lidar com temas comuns.

Caso questionado, você também vai conseguir falar do seu passado e futuro, descrevendo acontecimentos e desejos. Além de expressar suas necessidades.

Quando o aluno, nesse ponto do aprendizado, está em uma discussão, pode emitir sua opinião de maneira restrita. Assim, caso questionado, é bem possível que não consiga sustentá-la.

A fala de um aluno com inglês intermediário também já se mostra diferente. As pausas são muito menos frequentes e menores. Alguns sons, como o famoso th, já são pronunciados corretamente. Pode ser que exista uma dificuldade na hora de diferenciar man e men, por exemplo.

A audição já se mostra mais desenvolvida que no nível anterior. Em situações do dia a dia, ela se mostra extremamente satisfatória. Quando enfrentamos situações estranhas, no entanto, podemos ter uma ideia geral do que está sendo falado e, inclusive, relatar, posteriormente.

Essa dificuldade pode se acentuar quando lidamos com alguns sotaques. Entretanto, o aluno vai poder lidar melhor com esse tipo de empecilho.

Essa relativa facilidade se deve às várias horas de prática de conversação ao longo de seu aprendizado. Aqui, no inglês intermediário, as habilidades de fala e audição são trabalhadas para deixar a conversa mais fluída em situações comuns e aceitável nas mais incomuns.

Tudo sobre Ingles Intermediario.jpg

Vocabulário do Inglês Intermediário

O vocabulário no inglês intermediário, praticamente, dobra, em relação ao nível iniciante. E a diferença é visível. Você poderá utilizar sinônimos quando construir uma frase com muito mais frequência. Entretanto, será normal se confundir, quando for optar entre uma palavra e outra.

Isso acontece pois, nem sempre, uma tradução é fiel do inglês para o português ou vice-versa. Isso ocorre pois uma língua não se desenvolve pensando-se em como uma palavra vai ficar em outro idioma. Assim, quando estamos expandindo nosso vocabulário, é comum a utilização de palavras de forma pouco usual no idioma em questão.

Um dos casos em que isso ocorre é quando usamos as palavras jam e jelly. Ambas são traduzidas como geleia. Entretanto, seus significados são mais complexos. Enquanto a primeira é feita com a fruta, a segunda vem do suco. Assim, apenas de ouvir uma ou outra palavra, um nativo (ou falante fluente ou avançado) tem ideia do processo de fabricação.

Isso vai ocorrer durante todo o seu desenvolvimento pelo nível intermediário. Afinal, quando nosso crescimento é tão impressionante, algumas dores são notadas. Também, começamos a nos aprofundar, bastante, no campo do abstrato em nosso vocabulário.

Sendo assim, os seus estudos quanto ao vocabulário, no inglês intermediário, vão ser voltados para o uso correto de todas essas novas palavras. Será um estudo onde a desambiguação vai ser o foco.

E esse estudo será bastante útil nos níveis seguintes, visto que o vocabulário aprendido daqui para frente vai se apoiar no que foi fixado no inglês intermediário.

Como já dissemos, um vocabulário é adquirido através da leitura. E, como ela é mais frequente aqui, é normal que esse salto ocorra.

casal estudando Inglês online na terceira idade cambly

Leitura e Escrita

Aqui, a escrita se mostra muito mais desenvolvido. O aluno vai poder escrever textos simples sobre algum tema que tenha interesse ou maior contato. Como os relativos ao trabalho ou estudo, por exemplo.

Assim, os temas de escrita e leitura podem se aprofundar mais nas áreas de interesse dos alunos, em lugar de temas gerais, como no nível anterior. No inglês intermediário, é comum que o professor indique que o aluno leia temas relacionados a seu trabalho. Assim, o novo vocabulário vai se fixar mais facilmente, pois haverá identificação.

E a escrita vai consolidar essa prática do reforço. Com textos mais longos, a ideia será mais desenvolvida. O que, também, vai ajudar em discussões, visto que as ideias serão muito menos superficiais.

Temas Mais Estudados no Inglês Intermediário

Novamente, devemos dizer que o ensino do inglês intermediário vai variar de professor para professor e de aluno para aluno. Entretanto, nesse nível alguns temas aparecem com maior frequência. Vamos a esses temas mais comuns:

  • Advérbios

Especialmente os de intensidade, como enough ou too.

  • Graus dos substantivos

Comparativos entre duas coisas e grau superlativo.

  • Tag questions

Pequenas questões no final de frases afirmativas, para pedir confirmação ou reforçar uma ideia.

  • Wh- questions

Questões para se aprofundar mais em um assunto, procurando saber o que aconteceu, como e quando ocorreu, além de outros questionamentos.

  • Conectivos

Para ligar duas orações, exprimindo uma relação entre elas, como causalidade ou contraste.

  • Verbos modais

Semelhantes aos defectivos em português. Aqueles que apresentam uma conjugação com menor alteração, entretanto, possuem uso mais complexo.

  • Phrasal verbs

Pois esses apresentam mais complexidade que verbos regulares e, até que os modais.

  • Verbos no passado

Explorando o passado simples, passado contínuo e passado perfeito.

  • Verbos no futuro

Como previsões e futuro contínuo.

  • Verbos no presente

Como o presente perfeito e o presente perfeito contínuo.

Claro que esses temas (e mesmo os aprendizados nas quatro habilidades) podem variar em cada jornada. Mas elas tendem a ser mais ou menos iguais no nível de inglês intermediário.

Caso você deseja atingir ou superar o inglês intermediário, não deixe de conferir tudo o que o aplicativo da Cambly pode oferecer para o seu aprendizado! Agende uma aula grátis!

Além disso, também não se esqueça de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos sobre o aprendizado do inglês no blog da Cambly!

Esperamos que tenha gostado, muito obrigado e até à próxima!

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: