Como usar would e used to | Hábitos no passado
Você sabe como usar would e used to corretamente? Se não, veja a seguir algumas dicas!
Would e used to são verbos modais para falar de past habits, ou seja, hábitos no passado. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre como usá-los corretamente.
Em alguns momentos, é indiferente usar uma ou outra. Afinal, elas querem dizer a mesma coisa! Contudo, há situações em que você só pode usar uma destas palavras. Isso acontece porque a escolha não é uma questão de regra gramatical.
Levando isso em consideração, hoje, vamos aprender um pouco sobre quando usar um termo ou outro. Além disso, vamos ver alguns exemplos para facilitar o aprendizado do tema. Portanto, fique conosco até o final e descubra as dicas incríveis que o time de inglês do Cambly separou para você!
Would e Used To
Ao se referir a ações no passado que ocorriam constantemente você pode usar tanto would como used to. Então, para que não haja dúvidas, mentalize que uma ação rotineira pode ser qualquer coisa que a pessoa fazia em determinado tempo passado. Ou seja, algo que para ela era um hábito ou costume.
Por exemplo, digamos que você queira dizer a seguinte frase em inglês:
- Quando ele era mais novo, ele costumava sentar aqui e jogar xadrez consigo mesmo.
Veja que estamos nos referindo a algo que acontecia frequentemente, ou seja, um hábito ou costume passado. Dessa forma, nesta situação, é possível usar would e used to:
- When he was younger, he used to sit here and play chess with himself.
- When he was younger, he would sit here and play chess with himself.
Veja mais exemplos seguindo esse mesmo princípio:
- Algumas vezes ele me trazia flores sem me dizer o porquê.
- Sometimes he would bring me flowers without telling me why.
- Sometimes he used to bring me flowers without telling me why.
No entanto, é preciso dizer que usar used to nestes contextos é muito mais comum.
Used to
Quando a ideia é dizer que algo acontecia no passado frequentemente, mas deixou de acontecer, o ideal é usar used to. Isso ocorre sempre que a ideia de “não ocorre mais” estiver explícita ou implícita no contexto.
Dica: used to costumar ser com os verbos have, want, live, love e like.
- Andrea used to live in Rio de Janeiro, but now she lives in Recife. (Andréia costumava viver no Rio de Janeiro, mas agora ela mora em Recife)
- You used to love that book when you were younger. (Você costumava amar aquele livro quando era mais jovem)
Would
Ao se referir a hábitos no passado, would é utilizado apenas ao falarmos sobre ações, hábitos e costumes que se repetiam corriqueiramente no passado e que nos trazem sentimentos nostálgicos, como recordações, saudades, lembranças.
- Every time I got sick, my mom would bake a delicious apple pie. (Sempre que eu ficava doente, minha mãe fazia uma deliciosa torta de maçã)
- As a student in New York, I would often play in the university field until midnight. (Como estudante em Nova Iorque, eu costumava ficar jogando no campo da universidade até meia-noite)
Relato de especialista
Na obra The English Verb, o autor Michael Lewis informa que o uso de would denota sempre um sentimento saudosista. O autor Michael Vince em Advanced Language Practice também diz algo similar ao passar a seguinte mensagem:
“WOULD É MAIS COMUM NA LÍNGUA ESCRITA E É USADO COM MAIS FREQUÊNCIA AO FALARMOS SOBRE AS RECORDAÇÕES DO PASSADO“
Ou seja, os dois autores concordam que o uso de would envolve uma questão nostálgica. Isso quer dizer que o modal está sempre relacionado a recordações, memórias e lembranças de um tempo que já passou.
A diferença entre would e used to é fácil de entender, no entanto, difícil de assimilar. Essas diferenciações acabam ficando mais latentes em nossas mentes após a prática constante do idioma. É algo que é assimilado no dia a dia, portanto, é preciso exercitar o idioma regularmente!
Quer aprender mais sobre would e used to?
Se você ainda tem dúvidas sobre o tema ou simplesmente deseja praticar, peça ajuda aos professores nativos do Cambly! Eles estão sempre dispostos a ajudar e preparados para falar sobre qualquer assunto de sua preferência! Portanto, se você quer saber mais sobre would e used to ou outros temas basta acessar a plataforma do melhor curso de inglês online com professores nativos.
Gostou do artigo de hoje? Esperamos que sim! Então, deixe o seu comentário e não esqueça de compartilhar o conteúdo. See ya, folks!
Ouça no podcast: EP.07 – Aprender Inglês as diferenças dos verbos SEE, LOOK e WATCH
Adorei o conteúdo! Obrigada, Cambly 😉
Perfeito
Ótimas dicas!
excellent
Show!!!
Muito bem explicado.
Muito bom
muito esclarecedor
so good!!
Conteúdo muito bom!
Algumas coisa já tinha visto, mas a explicação é bem didática!! Parabéns!
Gostei
muito bommmm