Como elaborar um cronograma para estudar Inglês?

Atingir a fluência em um novo idioma não é uma tarefa fácil. Por mais que o inglês seja uma língua franca, adquirir um vocabulário razoável e melhorar o seu nível de escrita e conversação requerem um certo esforço. E esse esforço exige disciplina. Infelizmente, não existe atalho para a fluência.

Se você já percebeu isso, com certeza, viu a necessidade de se ter um plano de estudos. Ele é fundamental para que você consiga aprender inglês. Na verdade, qualquer tipo de conhecimento fica mais fácil de se adquirir dessa maneira. Por isso, vamos mostrar as nossas dicas de como elaborar um cronograma para estudar inglês. Fique com a gente.

 

cronograma para estudar Ingles com cambly app

Qual é a importância de se ter um cronograma para estudar Inglês?

A elaboração de um cronograma para estudar inglês se prova como uma ótima maneira para ter uma melhor administração do seu tempo. Além disso, o planejamento dos seus objetivos se torna mais simples. Você consegue estipular o que pretende fazer (e alcançar) a cada dia ou semana, por exemplo.

Essa ferramenta se mostra ainda mais fundamental se você és autodidata ou se as suas aulas consistem, apenas, do professor e você. Isso pois, nessas condições, é muito fácil ter a atenção dispersa. Quanto menos pessoas temos para prestar constas, mais fácil é priorizar outras atividades, em relação a nossos estudos.

Todos os que experimentaram elaborar um cronograma de estudos, notaram um aumento na velocidade de aprendizado do inglês. Isso pois sua motivação aumenta, a medida em que você percebe que está alcançando as metas que propôs a si mesmo. E essa motivação aumenta a sua velocidade em cumprir mais metas, num ciclo virtuoso.

Primeiramente, veja onde você está!

Vamos começar nossas dicas de como elaborar um cronograma para estudar inglês partindo de onde nos encontramos atualmente. Iniciando com nossos objetivos. Todo mundo que começa a estudar inglês, o faz por algum motivo. É preciso que você tenha bastante claro qual é o seu porque para iniciar nesse aprendizado.

Esse tipo de questionamento pode parecer um pouco estranho e, até, meio bobo de início. Mas é essencial para que você possa traçar quais são suas metas diárias e semanais e, logicamente, o que precisa fazer para alcançá-las. E, também, evite que você se frustre, mais para frente.

Por isso, de preferência, anote o que você deseja aprender e porque deseja aprender. Seja para conquistar aquela vaga de trabalho melhor; viajar de maneira mais independente ou, até, poder entender, melhor, suas músicas ou seu videogame. Tudo é válido desde que seja legítimo e te motive.

cronograma para estudar Ingles com cambly

Mantenha os pés no chão

Realismo é fundamental quando traçamos o nosso plano de estudos. A empolgação nos ajuda a dar início, mas não consegue nos manter a longo prazo. Por isso, é importante que se segure aquela emoção da primeira semana do cronograma. Isso pode se voltar contra você, mais rápido do que você imagina.

Isso pois, logo, aquele cronograma, diário, que inclui de 6 a 8 horas de estudo, apenas com pausa para comer, vai se tornar cansativo. E esse cansaço pode, facilmente, se transformar em frustração e, posteriormente, em motivos para abandonar os estudos.

Por isso, é importante que você leve em conta toda a sua rotina, levando em conta as outras tarefas que você tem que fazer. Encaixando os seus estudos, de forma orgânica no seu dia a dia, o seu cronograma de estudos não se tornará um sacrifício. Sendo mais uma tarefa a ser feita, ele será encarado de maneira mais madura e será levado a longo prazo.

Diversifique seu cronograma para estudar Inglês

Continuando a falar de se manter o interesse e, por consequência, o ritmo de seus estudos, é importante criar um plano de estudos variado. Dessa forma, é possível manter a constância no dia a dia, ao longo das semanas e meses dos seus estudos.

Provavelmente, você precisa melhorar seus conhecimentos em diversas áreas, como escrita ou conversação. Divida essas necessidades ao longo da semana. Um dia será destinado a ampliar o seu vocabulário, outro apenas para a gramática. Lembre-se de separar um dia para praticar as suas habilidades com o diálogo, também.

E, mesmo os dias destinados a uma habilidade podem ser aprendidos de formas diversas. Você pode ampliar seu vocabulário, por exemplo, uma vez com livros, outra assistindo a filmes e séries. O seu diálogo pode ser feito por meio de conversas com nativos ou, outras vezes, praticando em frente ao espelho.

Essa diversidade é fundamental para que você não perca o interesse no curso, enquanto aprende. Dessa maneira, a fluência virá naturalmente, sem mais esforço do que o necessário.

cronograma para estudar Ingles com cambly aplicativo

Reserve um tempo para descansar

Por mais que pareça que seus estudos estão rendendo, quando você passa horas a fio sem desgrudar dos livros, isso não é verdade. De fato, essa é uma das maneiras menos eficientes de se aprender.

Isso porque o desgaste gerado é muito grande. Desgaste esse que, a partir de um certo ponto começa a cobrar do cérebro, que não retém mais novas informações. Por isso, o ideal é que você intercale períodos de estudo e descanso.

Você pode, por exemplo, colocar intervalos de 10 minutos a cada hora de descanso. Se a sua rotina não permitir, pode usar intervalos menores. Ou, apenas, estudar de 15 a 30 minutos por dia. O importante é ter uma constância e intervalos de descanso. Seus estudos se tornarão muito mais dinâmicos e proveitosos. Você verá.

menina estuda Ingles com cambly app

Faça da tecnologia sua aliada

Já que a tecnologia permeia a nossa vida, por que não utilizá-la a nosso favor? Existem diversos aplicativos, tanto para celulares, quanto para computadores, que ajudam a organizar o seu dia. Alguns, especificamente, os seus estudos. E a maioria deles é de graça.

Mesmo os cursos devem se utilizar da tecnologia em favor dos alunos. Por isso que, na Cambly, as aulas são todas online, com professores nativos, de acordo com o seu objetivo, como aluno. Os horários também são flexíveis e se enquadram, perfeitamente, na sua rotina.

Agende uma aula de demonstração e veja como ela pode se enquadrar, especificamente, no seu cronograma para estudar inglês.

Tenha acessos a outros conteúdos com dicas incríveis como este acessando o blog da Cambly, como também, não perca tempo e potencialize agora mesmo as suas habilidades no idioma de língua inglesa conhecendo todos os benefícios do aplicativo Cambly!

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: