Irish Culture | Descubra tudo sobre a cultura irlandesa

Apesar de ser um país pequeno, a Irlanda tem muitas tradições e costumes interessantes. Veja, agora, alguns dos principais aspectos sobre a cultura irlandesa que destacamos para você!

Os costumes do povo brasileiro foram desenvolvidos por conta da história que o país traçou durante os séculos desde que foi descoberto. Assim como o Brasil, cada povo tem a sua história, seus costumes e suas tradições, o que transmite a sensação de pertencimento entre um povo e sua pátria.

No caso da Irlanda, não é diferente. Para entender a cultura irlandesa e as tradições da nação como um todo, é preciso compreender as principais características desta incrível ilha.

Por isso, antes de apresentarmos as principais tradições irlandesas e de seu povo, vamos conferir alguns aspectos essenciais sobre a Irlanda. Fique conosco até o final e atente-se aos curiosos detalhes que nativos irlandeses destacaram para gente!

irish culture cambly
The Sea Stack at Downpatrick Head in County Mayo, Ireland on a cloudy day

Irlanda: conheça a Ilha Esmeralda

A cultura irlandesa, sem dúvidas, é o maior bem do povo irlandês. As tradições que hoje são transmitidas de geração em geração foram construídas desde a época em que o país era apenas um anexo da Grã-Bretanha. A sua distância da Inglaterra, por exemplo, via Dublin, é de apenas 584km.

Toda a sua região apresenta clima chuvoso, verões amenos e invernos gélidos. Enquanto isso, a sua vegetação abundante lhe confere o simpático apelido de “Ilha da Esmeralda”, principalmente por conta das constantes chuvas que caem sobre seu território verde, mantendo suas cores sempre vivas.

Por todo seu território, existem vastas paisagens verdes de tirar o fôlego que dão o tom da ilha. Além de suas lindas paisagens, o que chama bastante a atenção é a diferença do povo irlandês quando comparado a outros povos europeus – sempre tão frios. As pessoas na Irlanda costumam ser bastante hospitaleiras, receptivas e alegres, o que faz do país um ótimo recanto para imigrantes.

Características do povo irlandês | cultura irlandesa

Não se sabe ao certo se são as características do povo irlandês que que regem a cultura irlandesa ou se acontece o contrário. No entanto, o que se sabe é que é um povo muito amável e que preza por suas raízes.

Os irlandeses adoram um pub para tomar cerveja e ouvir boa música. Inclusive, a música é uma das principais paixões do povo irlandês – principalmente a música celta, parte primordial da cultura irlandesa. Outra tradição importante na Irlanda é um de seus idiomas oficias: o gaélico irlandês. Apesar de ter o inglês como idioma principal, o gaélico é mantido vivo.

Além disso, existem outras características importantes, como: a paixão pelo esporte (principalmente o rugby) e suas superstições seculares, sempre levadas tão a sério e importantes para a identidade da nação. Mas agora que você já tem uma ideia do país e de seu povo, que tal conhecer melhor a cultura irlandesa? Vamos lá?!

Homem negro tocando violino nas ruas da Irlanda.

A cultura irlandesa: tradições e costumes na Irlanda

Música na Irlanda | cultura irlandesa

A música na Irlanda é um dos aspectos culturais mais importantes para o povo. Apesar de, hoje em dia, existirem vários músicos irlandeses renomados no cenário internacional, como Bono (U2), Damien Rice, Glen Hansard (Vencedor do Oscar) e Sinead O’Connor, a música de real valor para o povo inglês é a celta.

Nos pubs tradicionais a música celta é sempre exaltada, sendo ela que dá o tom alegre aos bares irlandeses. Ao frequentá-los, percebe-se logo de início canções celtas tocadas com banjo, flauta e violino. Outros instrumentos que também fazem parte da cultura irlandesa também são ouvidos com frequência, como uilleann pipe (uma variação de gaita de fole) e o bodhrán (tambor irlandês).

Além disso, a respeito de curiosidade, vale destacar que a harpa também é um instrumento tradicional importante para a cultura musical irlandesa.

Literatura irlandesa | cultura irlandesa

Como música e literatura estão quase sempre ligados, nada mais justo do que também dar espaço à literatura irlandesa. Alguns mestres da literatura nasceram na Irlanda e fazem até hoje parte do cenário literário internacional, como, por exemplo:

  • Oscar Wilde;
  • Samuel Beckett;
  • James Joyce;
  • Bram Stoker.

Entre eles, principal destaque para Oscar Wilde, um dos mais renomados escritores da história e Bram Stoker, ganhador do Nobel de Literatura, autor de Drácula.

Esporte na Irlanda

Se no Brasil é unânime que o futebol é o principal esporte, na Irlanda é fato que o rugby movimenta multidões. Não é à toa que a seleção nacional irlandesa é uma das principais da modalidade e sempre disputa os torneios que disputa para ganhar. É possível, inclusive, observar o povo irlandês jogar rugby nas praças, assim como o futebol no Brasil.

Outro esporte que rouba a cena é o boxe, bastante praticado nas academias junto à musculação. As únicas medalhas do país nas olimpíadas foram conquistadas na modalidade, haja vista que o rugby não é um esporte olímpico. Em lutas, o UFC também tem ganhado notoriedade, principalmente por conta do atual campeão da principal competição de MMA do mundo, Conor Mcgregor.

Entretanto, há outros dois esportes que talvez batam de frente com o rugby: o futebol gaélico, praticado em traves com formato em H, onde a bola é conduzida com chutes e socos; e também o hurling, de origem celta, que é uma espécie de hockey na grama com trave em formato H, geralmente praticado pelos jovens.

Superstições na Irlanda | cultura irlandesa

Outra coisa que chama bastante a atenção na cultura irlandesa são as superstições. Algumas delas são bem levadas a sério, sendo sempre passadas de geração em geração. Veja, a seguir:

  • Nunca coloque sapatos novos em cima da mesa, pois fazer isso traz azar;
  • Se você vir moedas no chão, de qualquer valor, pegue! Do contrário, isso lhe trará pobreza;
  • É preciso queimar uma vela na janela durante o Natal, caso contrário a casa terá má sorte no ano seguinte;
  • Jamais corte galhos de uma árvore, pois você será amaldiçoado por fadas e duendes que vivem nela;
  • Caso um pescador queira continuar tendo uma pesca vasta, não pode fazer amizade com ruivas!

Culinária irlandesa

A culinária irlandesa não é lá muito vasta, assim como a inglesa. Portanto, se você quiser experimentar a comida irlandesa, terá que se contentar com o famoso Fish&Chips. Talvez a maior curiosidade culinária seja o desjejum, onde fazem uma refeição com bastante proteína, gordura e carboidratos, diferentemente do Brasil, mas parecido com o que acontece nos EUA, por exemplo.

O café da manhã reforçado que praticam, provavelmente, tem a ver com a quantidade de cerveja que costumam beber no dia a dia.

Amigos celebrando a cultura irlandesa tomando cerveja verde em um pub.
Saint Patrick’s Day Party.

Bebidas na Irlanda

Para finalizar, um dos principais aspectos da cultura irlandesa é, sem dúvidas, as bebidas servidas e feitas no país. A irlanda está sempre entre os cinco maiores países consumidores de cerveja do mundo, enquanto o Brasil, por exemplo, não está nem entre os quinze primeiros colocados.

Os pubs estão sempre lotados com irlandeses e estrangeiros prontos para tomar cerveja, independentemente do horário. No entanto, não só de cerveja vive o irlandês. O povo na Irlanda também adora whisky e é um dos principais produtores e consumidores do produto.

Quer aprender mais sobre a Irlanda?

Se você quiser aprender mais sobre a Irlanda e a cultura irlandesa, não deixe de conhecer nossos professores nativos. No Cambly, temos profissionais irlandeses capacitados para lhe ensinar aspectos específicos sobre as tradições e costumes irlandeses.

Fique à vontade, também, para aprender sobre outros países e culturas com nossos instrutores de todo o mundo!

Quer conhecer mais sobre a cultura de outros países de língua inglesa? Leia também: Como é o Halloween americano?

 

 

2 comentários em “Irish Culture | Descubra tudo sobre a cultura irlandesa

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: